Certa vez, em uma reunião, perguntei aos executivos de uma organização qual seria a prioridade em termos de investimento em tecnologia para o ano seguinte. Estávamos justamente em um período como este, o de analisar as iniciativas do ano vigente e planejar o próximo ciclo. A resposta foi clara e sem discordância entre os presentes: a empresa queria focar em eficiência operacional.
Até aí, nenhum problema. Gerar mais com menos é um objetivo legítimo e que pode ser alcançado por meio da tecnologia. A minha surpresa foi quando, logo após a resposta coletiva, vi a lista de projetos aprovados para o ano seguinte. Dentre dezenas de alvos de investimentos, apenas dois tinham como foco a eficiência operacional.
Algo estava errado na alocação dos investimentos. Faltava ao grupo de executivos uma maior maturidade em termos de governança de TI, de forma que alinhasse os objetivos do negócio com o entendimento dos impactos desses objetivos na arquitetura tecnológica e nos projetos de TI.
Este é um conteúdo exclusivo para assinantes.
Cadastre-se grátis para ler agora
e acesse 5 conteúdos por mês.
É assinante ou já tem senha? Faça login. Já recebe a newsletter? Ative seu acesso.
Quanto mais a tecnologia se espalha pela empresa, mais importante é essa relação — assim como maiores são os riscos, à medida que a TI se torna mais crítica para as operações.
Se os conselheiros não estão sujeitos a indicadores, como saber se as decisões que estão apoiando são mesmo as melhores para a empresa?
Qual o equilíbrio entre legado e renovação quando o assunto é gestão e atualização de marca?
Um CEO pode resolver problemas complexos do negócio em um setor onde ele nunca atuou, mas apenas o sucesso do passado não é suficiente para garantir êxito na nova empreitada.
Há quem chame essa movimentação de tendência, mas será o "executivo temporário" uma real demanda das organizações?
Entenda como as equipes de TI devem se transformar em virtude da chegada da IA e da pressão por custos mais sustentáveis.
Aproveite nossas promoções de renovação
Clique aquiPara continuar navegando como visitante, vá por aqui.
Cadastre-se grátis, leia até 5 conteúdos por mês,
e receba nossa newsletter diária.
Já recebe a newsletter? Ative seu acesso